Você sabia que o primeiro jornal ''oficial'' publicado foi em Roma durante o governo do imperador Júlio César 59 A.C?

( Post-och Inrikes Tidningar jornal da Suécia,o mais antigo ainda em circulação)
Já na China, foi em Pequim, no século VII, onde surgiram os primeiros jornais na forma de boletins escritos à mão, e no ano de 1040, foi inventada a imprensa. Usavam blocos de madeira móvel para redigirem os jornais.
Quem foi o autor do primeiro jornal impresso e como era reproduzido?
Guttemberg é conhecido como o ‘’pai da prensa’’, por ter
feito a sua grande obra impressa: a Bíblia; porém, os criadores da ideia, na
verdade, foram dois irmãos alemães. Guttemberg sabendo da novidade que poderia
ser reproduzida, foi apenas mais rápido com a reprodução, e assim ficou conhecido como
o mentor do jornal impresso. Porém, há 14 séculos já havia sido iniciada na China a impressão por meio de gravuras, no entanto, não era novidade... Guttemberg apenas aprimorou a invenção, produzindo um material bem mais resistente e durável. A prensa utilizada pelos Chineses, era de madeira. Já a de Guttemmberg era feita com letras e símbolos escupidos em metal móveis, o que permitiu a impressão em massa de livros, que antes eram escritos a mão. A ''inovação'' de Guttemberg ocorreu no ano de 1460.
( Prensa de Guttemberg )
Curiosidade: Durante a Revolução Francesa, houve o primeiro caso de censura dos jornais, e também o primeiro caso de agendamento, que é quando a notícia é repercutida por diversos meios impressos.
Como foi a história do jornal impresso no Brasil?
Em 1808,o jornal impresso chegou no Brasil junto com a família Real. Até então, esse meio de comunicação não era permitido no país, por ser uma colônia. O primeiro jornal aqui publicado, foi a Gazeta do Rio de Janeiro, que circulou pela primeira vez no dia 10 de setembro do ano de 1808. No início, era distribuído semanalmente, mas logo passou a ser bissemanal. Já em Londres, era criado por Hipólito José da costa, o primeiro jornal brasileiro fora do país. O Correio Brasiliense era editado mensalmente. Um jornal em português, e livre de censuras. Foi criado no dia primeiro de junho de 1808, e publicado até 1822, todos os meses. Foram mais ou menos 168 publicações no total. O Correio Brasiliense era editado em Londres, transportado para a América de navio e publicado no Brasil apenas um mês depois.


Segue abaixo um vídeo, que mostra a história do jornal impresso no Brasil e algumas curiosidades!
( Museu da imprensa, localizado no DF em Brasília, inaugurado no ano de 1982)
Atualmente se tem dúvidas sobre o futuro do jornal impresso. Com a tecnologia da informação instantânea, por meio da internet, o jornal, que no passado era a principal fonte de informação, está sendo deixado para trás, e sendo substituído pelos jornais online. Além de serem gratuitos, nos mantêm atualizados 24 horas por dia, diferente do impresso, que nos dará a informação apenas no dia seguinte dos acontecimentos.
E ai? Qual a sua opinião sobre o futuro do jornal impresso?
E ai? Qual a sua opinião sobre o futuro do jornal impresso?

Fontes:
www.hojeemdia.com.br
http://pt.wikipedia.org/wiki/Gazeta_do_Rio_de_Janeiro
http://pt.wikipedia.org/wiki/Correio_Braziliense_(1808)
http://www.youtube.com/watch?v=PW5SYIEl0UM
Imagens: Google
Nenhum comentário:
Postar um comentário